ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – LADISPOLI E ROMA

LADISPOLI – 27 e 28/05/2015

Região do Lazio – Província de Roma – 14 km de Santa Severa

Escolhemos um local próximo a Roma para organizar as malas, pois amanhã entregaremos o motor home no aeroporto em Fiumicino. E como bons campistas pretendemos entregar o carro e a casa em perfeito estado. Fazer bom uso daquilo que te fez tão bem é um prazer e um dever. Estacionamos no Camping Riva Di Ponente – Via Roma 139 em Ladispoli (Coord 41.959514 N 12.053021 E). Área ampla, mas sem sombra, estrutura suficiente para banhos, camper service e lavagem de pratos. Tem um mini zoológico e uma piscina a pagamento. A praia é um cenário que não vi em nenhuma outra, pois tem uns coqueiros rodeados de margaridas com uma ruína na beira da água que formam um conjunto de se admirar. Restaurante bom e um por do sol fantástico pra encerrar nossa viagem e fechar com chave de ouro. Os últimos 40 km até devolver nossa casa tão querida sobre rodas foram de silêncio….aquele em que a gente processa tudo na mente e já pensa na próxima viagem.

ROMA – 28 a 30/05/2015

1. Roma

Região do Lazio – Província de Roma – 40 km de Ladíspoli

Tudo que é muito bom dura muito pouco….chegamos no aeroporto pela A2 e já avistamos o Peppe e seu pai Andrea. Uma empresa que eu recomendo, pois foram honestos, pontuais e tudo ficou de acordo com o contrato. www.blurent.com é a empresa, mas a SenaCamper é quem mediou o aluguel www.senacampersenigallia.it – contato: senacamper@blurent.com. Como fomos muito cuidadosos com o manejo e manutenção do motor-home, fizemos a devolução debaixo de elogios e a promessa de que sempre que precisarmos o tratamento sempre seria vip. E é assim mesmo que funciona o aluguel de motor-home (Camper) na Itália, o bom uso sempre abrirá portas para um próximo negócio e você faz amigos.

Preferimos ficar mais dois dias em Roma e fomos para o Hotel Hilton Fiumicino, não é dos mais baratos, mas foi prático, pois nosso voo saía 6 da manhã. A estação de trem fica quase dentro do aeroporto o que facilita os passeios. Por 14 euros você pode chegar na estação Termini em 30 minutos. Da estação você chega a pé até o Coliseu tranquilamente. O hotel tem ônibus gratuito para Roma o que já economiza e ele pára em frente ao Teatro Marcello. Passeios que todo mundo faz: Coliseu+Palatino+Forun 12 euros. Fontana de Trevi estava em reforma. Para lanches e almoço recomendo sair da agitação dos pontos turísticos e encontrar pequenas osterias onde você encontra refeições boas e mais baratas. Para o jantar recomendo conhecer Trastevere, procure o restaurante Carlo Menta, só tem delícias e a pizza é maravilhosa e barata.

Aqui cumprimos nosso objetivo, que era o de conhecer 30 lugares lindos usando um motor-home e comemorando nossas Bodas de Pérola. O que dizer pra finalizar? Tudo é possível com disposição, organização e planejamento. Ser feliz é simples…fazer o que se gosta.

ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – SATURNIA E SANTA SEVERA

SATURNIA – 26 e 27/05/2015

Região da Toscana – Província de Grosseto – Fração de Manciano- 237 km de Pisa

Continuamos pela A12 até Albínia onde pegamos a SR74 até Manciano e depois seguimos para Saturnia. O Cascate del Mulino é uma linda cachoeira de águas termais imersa numa linda paisagem toscana, natural e grátis! Fica na região de Maremma, perto de Grosseto, mas pouco conhecida pelos turistas brasileiros. A paisagem é algo que não tem explicação humana… entre as colinas arborizadas e vales, oliveiras, fileiras de vinhas e estradas com ciprestes bem típicos da Toscana. As águas chegam nas jacuzzis naturais aquecidas por uma atividade térmica do vulcão do Monte Amiata, o segundo maior vulcão da Itália. Só Deus pra fazer um paraíso desses! As águas termais sulfurosas são particularmente importantes por suas propriedades benéficas, a uma temperatura de 37,5°C e, devido à presença de minerais como enxofre, carbono e os gases de sulfureto de hidrogênio e dióxido de carbono, que são considerados como tendo propriedades terapêuticas. Vi ali pessoas de várias idades inclusive crianças porque não é profundo. Portanto é sentar em uma das pequenas piscinas naturais e relaxar! A cachoeira e os poços para os banhos são públicos e de livre acesso, há uma área de estacionamento e um bar, que está aberto todo o ano. Ficamos de molho neste paraíso por horas….choveu… comemos no bar do local e não resistimos…voltamos pra água que depois da chuva estava mais gostosa ainda! Nossa casa ficou estacionada na Area sosta Camper L’Alveare del Pinzi – Strada della Peschiera (coord 42° 39’22.0”N 11° 30’13.9”E) a 1000 mts das piscinas. Tem wi fi, e toda a estrutura necessária em uma linda paisagem toscana. Para quem quiser conhecer a cidade de Saturnia tem transporte gratuito. Este lugar mágico ficou no topo da lista dos lugares mais lindos e pitorescos que fomos. E a estrada de Albínia até Saturnia é um cenário de filme, Toscana em estado puro!

SANTA SEVERA –  27/05/2015

20150527_121436

Região do Lazio – Província de Roma – Fração de Santa Marinella – 142 km de Saturnia

Antigo porto etrusco de Pyrgi datada do século VI A.C. é a única fração da comuna de Santa Marinella. Fora de temporada como esta época que viemos está vazia, é um balneário muito frequentado no verão. O Castelo de Santa Severa é o ponto turístico local.Estacionamos na Lungomare Pyrgi (Coord 42° 1’23.96” N 11° 56’43.60” E) sem problemas, acredito que em alta temporada a orla possa estar bem cheia. Outra opção de estacionamento é no Parcheggio Via Del Castello, grátis (N 42.01771, E 11.95950). Seguimos para Ladíspoli, depois de tomar um sol na praia deserta.

ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – RAPALLO E PISA

RAPALLO – 24 e 25/05/2015

Região da Ligúria – Província de Gênova – 170 km de Turim

1 Capa

Pela autoestrada A21 até Alessandria, A26 até Gênova e A12 até Rapallo. O Camping Rapallo fica bem pertinho da autoestrada (coord. 44º 21’24.91” N  9º 11’56.82” E ) por uma estrada bem estreita, cercada de montanhas. Com motor home muito grande algumas manobras serão necessárias na chegada do Camping . O litoral de Gênova até  La Spezia é bem diferente do que já vimos, consegue-se ver o mar da Ligúria entre um túnel e outro banhando as cidades nas encostas. Este camping é bem simples, mas as vagas são delimitadas, tem banheiro e toda a estrutura necessária. Tem uma piscina boa e super limpa. Preço de 11,50 euros pelo motor-home, 6 euros por pessoa e 2,50 euros de energia elétrica.

PISA – 25 e 26/05/2015

Região da Toscana – Província de Pisa – 135 Km de Rapallo

1 Capa

De Rapallo pegamos a E 80 e A 12 e só depois de La Spezia deixamos pra trás uma enormidade de túneis e uma paisagem de muitas montanhas lindas. Pagamos 14,10 euros de pedágio e chegamos no Camping Torre Pendente- Viale delle Cascine 86  www.campingtorrependente.it  (coord 43º 43’28.53”N 10º 22’58.79”E). Fica a 1 km da Piazza dei Miracoli, é bem movimentado. Apesar de ser uma segunda-feira de baixa temporada estava cheio de trailers e motor-homes. Nos pontos turísticos também havia muito movimento, a famosa Torre de Pisa, a queridinha dos flashes, era a mais disputada. Mas muito gostoso é pedalar ao longo do Rio Arno, tomar sorvete na La Bottega del Gelato na Piazza Garibaldi e andar no calçadão  da Corso Italia. Aqui pra nós foi ponto de pernoite para chegarmos a Saturnia, mas se você deseja somente estacionar existe uma área sosta N 43.72919, E 10.39290 perto deste camping, é um estacionamento por 1,25 euros a hora.

ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – VERBANIA E TURIM

VERBANIA – LAGO MAGGIORE – 17 a 22/05/2015

1 capa

Região do Piemonte – província de Verbano-Cusio-Ossola – 360 Km de Ferrara

Fomos pela Autoestrada A13 sentido Bolonha e pegamos A1 para Milão, A50, A8d até o Camping que fica 8 km antes de Verbania. Pagamos o total de 21 euros em pedágio. O Camping Village Isolino  http://www.isolino.it/it/alloggi-piazzole/piazzole/1 é um lugar lindo… cenário de filme, instalações perfeitas, e em alta temporada cerca de 3 mil pessoas lotam o camping, sendo necessário reserva. Tem umas piscinas maravilhosas, recreação, supermercado, sorveteria e restaurante. Pagamos 29 euros a diária e é de uma paz inexplicável, lago e montanhas cercaram nossa casa desta vez e na segunda noite nevou nas montanhas e acordamos com um cenário de inverno em plena primavera.Dica para aqueles que gostam de bike, o Vincenzo, italiano que mora no Brasil durante o inverno italiano, é o chefe dos salva vidas do camping  e faz trilha de bicicletas pelas montanhas aqui. Procure-o na secretaria, pois é um guia ótimo. Para quem não gosta de acampar, a maioria dos campings tem opção das casas móbiles, são perfeitas, novinhas e são como casas alugadas que tem tudo. Veja no site deles.

Aqui em Verbania existe o jardim considerado o mais lindo do mundo, fomos conferir e estacionamos o motor-home na Area Sosta Verbania – Viale Vittorio Veneto – coord: N 45.92687, E 8.56580. Como estamos no início da primavera ainda não está muito florido, mas mesmo assim, lindo! Uma curiosidade para nós Metodistas, a Igreja Metodista fica no Corso Mameli 19, construída em 1892, é a primeira igreja Metodista da Itália. No site www.metodistiverbano.altervista.org você confere a história. Na mesma rua da igreja tem uma pizzaria deliciosa e barata chamada Il Regno di Napoli.

Fomos buscar nosso filho em Malpensa que veio participar da meia maratona de Turin e aproveitou para terminar o giro d’Itália conosco. E depois de mais uma noite gelada levantamos acampamento rumo a Turin, o sol está chegando e com ele muitos turistas suíços para lotar o camping. Se vier em finais de semana lembre-se de reservar.

TURIM – 22 a 24/05/2015

Região do Piemonte – Província de Torino – 170 Km de Verbania

Pé na autoestrada italiana de novo, A26 e A4 até Turin. Pagamos 17 euros de pedágio. Este trecho da viagem foi muito bonito tendo a companhia dos Alpes com neve na maioria do tempo. Estacionamos no Parcheggio Caio Mario, na Corso Unione Sovietica no estádio olímpico (Coord.45°01’43,8”N 7°38’21.9”E). A diária é de 10 euros, eletricidade 0,50 por 4 horas. Tem banheiro e banho quente também a pagamento, fechado e seguro. Tem ônibus na porta para o centro e uma passagem de 3 euros dá direito a você andar em qualquer linha quantas vezes quiser, de ônibus, trem ou metrô, por 3 dias. O sistema de transporte de Turim é ótimo. E no estacionamento tem um guichê de compra da passagem e informações. Tivemos o prazer de reencontrar o Cláudio Tiveron e Giuseppina Lago (primos de Treviso) com seu motor-home, aqui estacionados também. Fomos pegar o kit da corrida do Tiago no Borgo Medieval e aproveitamos para conhecer o castelo, entrada a 6 euros, uma linda réplica de castelo medieval construído em 1884 somente para turismo, vale a pena conferir.Visitamos o Museu Egípcio, com entrada a 13 euros com áudio guia, e é simplesmente imperdível, sensacional. Outra opção muito legal é o city tour com saída da Piazza Castello em ônibus aberto, são 3 linhas por toda a cidade e o áudio é em português. Sorvete Grom na Via Accademia delle Scienze… é gostoso!

A meia matarona de Turim aconteceu no domingo e teve mais de 1600 participantes, e torcemos para um brasileiro…nosso filho Tiago! Logo depois pegamos estrada rumo à Ligúria.

ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – BRESCIA E FERRARA

BRESCIA – 13 a 15/05/2015

Região da Lombardia – Província de Brescia – 314 km de Grado

Autoestrada A4 pagando 22,50 euros de pedágio, estrada com movimento de caminhões, mas flui bem, pois são 3 pistas. Estacionamos na Area atrezzatta Cascina Maggia – Via della Maggia, 3 (www.casinamaggia.it) – 15 euros a diária coord. 45.512369N, 10.236313E (45º 30’ 44,53’’N, 10º 14’ 10,73’’E).  Tem restaurante e wi fi e fica a mais ou menos 1 km da estação Poliambulanza do metrô. Na estação Vittoria descemos bem em frente da Organização da corrida. O evento mais aguardado em Brescia é o Mille Miglia Storica, a corrida de carros antigos definida por Enzo Ferrari como os mais belos do mundo, é o único evento deste tipo no mundo e este ano foram 456 carros construídos entre 1920 e 1950. A partida foi na Viale Venezia e o desfile de carros é um charme. O museu Mile Miglia fica no monastério de Sant’Eufemia Della Fonte. Piazza della Loggia é a mais bonita e tem um sorvete delicioso que recomendo: Rivareno Gelato. No restaurante Perimetro, na Piazza Paolo VI, comemos um Tortelli di Zucca, uma massa recheada de abóbora… muito boa! Dicas de compras bonitas e baratas, na Corso Magenta 28, loja Miracle, mas preste atenção nas etiquetas pois Made in Italy se mistura com Made in China.

Os carros só voltam domingo e a cidade voltou à sua normalidade depois que o último carro saiu… lindas praças e um vai e vem de gente bonita e bem vestida! Nós voltamos pra casa e desta vez da nossa janela ouvimos a água de um riacho a noite toda… chuva ao amanhecer, muito bom poder acordar cada dia em um cenário diferente!

FERRARA – 15 a 17/05/2015

Região da Emilia-Romagna – Província de Ferrara – 171 Km de Brescia

De Brescia pegamos a A4, depois a SS434 sentido Legnago e em seguida a A13 pedágios em dois pontos de 4,30 e 1,70 euros. Chegamos com chuva e estacionamos na área municipal Rampari – Via San Paolo, GPS N 44.835433 E 11.610603. É um estacionamento aberto com pagamento diário de 6 euros diretamente no totem, o recibo colocamos no painel. A eletricidade paga-se 0.50 euros por duas horas na colonina de eletricidade. São somente 2 totens para 8 motor homes, mas o estacionamento é grande. Uma dica: é se programar para sempre chegar em uma parada com o dia ainda claro, quanto mais cedo melhor pra achar um bom lugar. Este estacionamento fica perto do centro histórico.

Ferrara fica nas margens do Po de Volano, e é Patrimônio da UNESCO pelo seu centro histórico intacto. Castelo Estense, Palácio dos Diamantes, Catedral e tudo mais me encantaram. O castelo, por exemplo, é de 1385 e é um dos poucos na Europa que tem um fosso com água em volta… é lindo, pena que algumas partes estão sendo restauradas pois o terremoto de 2012 fez alguns estragos. Ferrara é uma das cidades com a maior densidade de bicicletas do mundo! Então é a minha cara. Almoçamos no Al Brindisi que é a taverna mais antiga do mundo desde 1435 e está no Guiness Book (www.albrindisi.net). Tortelloni com recheio de abóbora é o prato da cidade, já tinha comido em Brescia, mas não resisti… comi de novo.

E o mais importante que encontramos aqui, o sorvete mais gostoso do mundo,eleito por mim mesma, antes de ter experimentado os que virão: Gelateria La Romana na Via Palestro 33.  www.gelateriaromana.com

Estamos aqui para um evento ímpar, uma festa medieval chamada de Palio de Ferrara. O desfile com 1500 figurantes com reproduções fiéis dos trajes medievais, acontece no Corso Ercole e as apresentações logo em seguida em frente ao castelo. O primeiro palio ocorreu em 1259 e é considerado o mais antigo do mundo. Só sei que conseguimos comprar ingressos e sentamos na terceira fila! É emocionante assistir as encenações e ainda tivemos direito de votar. Colocamos nosso voto na urna e esperamos que o Rione Santo Spirito ganhe, foi o mais bonito! Cidade calma, tranquila, mesmo depois de meia noite quando retornamos a pé pelas ruelas de Ferrara.

ITÁLIA DE MOTOR-HOME 2015 – AQUILEIA E GRADO

AQUILÉIA – 10/05/2015

Região de Friuli-Venezia Giulia- Província de Udine – 126 km de Treviso

Esta cidade não estava em nosso roteiro original, recebemos esta indicação perfeita dos primos Cláudio e Giuseppina Tiveron que, para nossa surpresa, são campistas italianos experientes. E assim chegamos a Aquileia pela autoestrada A4 pagando 8 euros de pedágio ao sair em Palmanova pela SS352. Esta estrada entre Palmanova e Grado é simplesmente linda, confira nas fotos. Seguimos sempre em direção à Gorizia e Eslovênia.

Aquileia tem 3.500 habitantes… é um encanto. A área arqueológica e a Basílica Patriarcal são patrimônios da UNESCO, únicos na região. Foi fundada pelos Romanos em 181 A.C. e era uma colônia militar que passou a ser centro político administrativo do Império Romano. No ano de 452 A.D. Átila destruiu tudo. A Basílica foi reconstruída e modificada com o tempo, um terremoto em 1348 derrubou o teto. O que é simplesmente lindo é o piso que você admira através de passarelas de vidro, com mosaicos do século IV que foram descobertos em 1900 e é considerado o maior em extensão de todo o mundo cristão do ocidente! A visita é gratuita na igreja e as duas criptas você paga 4 euros cada. Lembrando que visitas em igrejas exigem roupas adequadas, sem braços expostos. Se você foi desprevenido, como eu, eles tem umas capinhas de TNT para emprestar, não se preocupe.

Subimos no Campanário de Pompone…  ah…  que 2 euros super bem usados….!!! Foram os 126 degraus mais abençoados que subi na vida! Não perca esta vista, não tenha preguiça: suba e confira o espetáculo! A escada é apertadinha, mas a cada 10 degraus tem uma janelinha com ventilação que dá pra vc sentar caso venha descendo alguém… é estreito e não passam 2 pessoas. E também confira o cemitério militar logo atrás, nunca vi um tão lindo! Vale ressaltar que na Itália as homenagens aos “caduti” estão em inúmeras cidades, os mortos em guerra são reverenciados com honra. Em Pistoia temos a homenagem aos brasileiros.

Existe uma lenda que diz que muitos habitantes de Aquileia antes de fugir do terrível Átila, enterraram seus tesouros. Por isso hoje os contratos de compra e venda de imóveis possuem uma cláusula que caso algum tesouro seja encontrado deve ser restituído ao antigo proprietário.

Dica para refeição com uma pizza deliciosa e barata na Alla Basílica que fica na Via Della Stazione, 2.

Deixamos o motor-home em um parcheggio comunale (coord 45.766943 N 13.369025 E), é grátis. Mas têm muitas áreas na cidade indicando permitido estacionar camper, muitos com parquímetro por hora. Seguimos para um camping em Grado, praia e sol!

GRADO – 10 a 13/05/2015

Região de Friuli-Venezia Giulia – Província de Gorizia –  18 km de Aquileia

Campistas do meu Brasil varonil, não deixem de conhecer este camping. Aqui em Grado existem vários, mas pesquisamos ainda no restaurante em Aquiléia, decidimos vir para o Tenuto Primero – Coord. 45.704884 N 13.463645 E. Confira depois nas fotos, explicar é impossível.  São 842 vagas para motor-home,  trailers e barracas. Gastamos 1 hora de bicicleta pra conhecer o camping! Em baixa estação já tem movimento grande, na alta você tem que reservar no site! Praia fronteira, piscina ótima, supermercado, restaurante, salão de beleza, banheiros bem servidos, porto com aluguel de barcos, serviço médico, lava carro, tênis, golf e muito mais.  http://www.tenuta-primero.com/sito/

Aqui ficamos 3 diárias, aproveitamos para colocar o blog e as comunicações via internet em dia, lavar roupas e descansar. Para os moto-homeiros de primeira viagem, as lavanderias de campings do exterior geralmente são equipadas com lavadora e secadora separadas e este custou 4 euros cada , usando somente moedas de 1 euro. Em outros campings também tem maquina de venda de sachês de sabão em pó e amaciante, este aqui não tem porque o supermercado é ao lado. Se o tempo estiver ensolarado e você tem tempo, economize 4 euros da secadora e aproveite o sol. Pode-se estender roupa na sua vaga do jeito que te convier. Se você não tem corda de varal, use aqueles elásticos com ganchos nas pontas que geralmente tem no motor-home. Uns dois desses resolvem seu problema. Campista é um ser criativo, lembre-se disso!

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – AREZZO E TREVISO

AREZZO – 05/05/2015

Regiao da Toscana – Provincia de Arezzo – 168 km de Rimini

Autoestrada novamente até a entrada de Cesena (pedágio 2.50 euros) depois Estrada Statale até Arezzo, e aqui vai outra informação: Lembra que você tem que pegar o biglietto na entrada da auto estrada? Então….na praça do pedágio tem cabine para o telepass, ou para pegar o bilhete. Observe nas placas grandes… não tem como errar. Quando sair da autoestrada, você sempre cai na praça de pedágio daquela saída, não tem como fugir… procure a cabine que você deseja. Em algumas você é atendido pelo funcionário que recebe seu bilhete, vê quanto você percorreu em km, recebe seu dinheiro e te dá o troco. Se você quer o recibo tem que pedir. Em outras cabines você tem o sistema tipo self service, não tem funcionário e você insere o bilhete no local indicado, a máquina mostra em um visor quando custa. Então use os locais indicados pra colocar notas e moedas pois são diferentes. A máquina te dá troco e você pode imprimir o recibo. Nas fotos aqui você percebe uma mãozinha na cédula quer dizer funcionário pra te atender, sem mãozinha sem funcionário. Fácil e indolor!

Ao chegarmos em Arezzo reconhecemos os cenários do filme A Vida É Bela (1997), de Roberto Benigni e em cada local de gravação existe um cartaz com as cenas reais. É um emaranhado de ruelas com cafés, lojas de antiguidades, bottegas e osterias que vendem massas, queijos e vinhos. Uma perdição! A cidade sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra, e a reconstrução moderna a deixou um pouco desfigurada, mas a parte que permaneceu intacta justifica com sobra a visita.

A Piazza Grande (ou Vasari), é a praça principal, cercada de galerias, onde todo primeiro domingo do mês acontece uma feira de antiguidades.Quando chegamos ela tinha acabado de acontecer e ainda se via muitas peças que não tinham sido guardadas nos cantos das ruas. Nesta praça tem uma pequena gelatteria que se chama La Dolce Vita e como sempre você paga mais se for servido sentado, mas nada como naquele calor sair com uma casquinha de gelatto di nocciola apreciando a praça.

Para os campistas uma bela notícia: local muito bom e grátis para estacionar o motor home, só não é atrezzatta, isto quer dizer que você não tem eletricidade, água nem esgoto. Fica a 1,7 km da Piazza Grande. Parcheggio camper Arezzo – Coord. 43.472453 N 11.883628 E.

Mas aqui vale uma informação para quem não tem experiência com motor home: a maioria deles tem painel solar para carregar a bateria da casa. Então pode ficar tranquilo que a geladeira continua funcionando e isso se faz automaticamente quando você desliga o carro. Então, se você está viajando, carro ligado significa alimentação de energia pela bateria do carro e consequentemente carregada pelo alternador, certo? Se você desliga o carro tudo passa a funcionar com a bateria da casa que pode ser carregada pelo painel solar ou se houver tomada, pela eletricidade externa, ok?

Nossa passagem por Arezzo foi rápida. Chegamos às 10:30 e saímos 15:00 hs. Foi suficiente para subir ao centro histórico (tem escadas rolantes), conhecer tudo e almoçar. Recomendo uma piadina em uma ruazinha, com aquelas mesinhas de fora (pra variar), chama-se La Canova di San Francesco, na Via San Francesco, 23 – atrás da Chiesa di San Franceso. E aproveito pra dar a dica do suco de laranja: se você quer suco natural peça spremuta di arancia que é da fruta mesmo. Se você pede suco eles te trazem um industrializado, capisce?

TREVISO – 05 a 10/05/2015

Região do Veneto – Província de Treviso – 357 km de Arezzo

Autoestradas A1 e A13… pedágio 13,60 euros… e agora uma paisagem diferente. Muita serra, túneis, curvas e um movimento intenso de caminhões. Coisa que não vimos no sul com suas estradas bem vazias.Mas fluiu bem e fizemos uma ótima viagem. Abastecemos com diesel e aqui vai outro detalhe: Os postos de gasolina se chamam area di servizio e chegando próximo a eles você tem uma placa que indica a quantos quilômetros existe um próximo posto. Se você não quiser abastecer neste, saberá a quantos quilômetros será o próximo. Estes postos são uma verdadeira perdição… tem de tudo pra comprar, fácil pra estacionar.Gostei muito da Rede Ristop tem de tudo e advinha…wi-fi!

Pronto… chegamos! Ah… Treviso!!! Aqui preciso falar de família. Um dos objetivos principais desta viagem fantástica era este. Conhecer pessoalmente os parentes do meu marido que, com sua pesquisa genealógica, descobriu pela internet. Vou explicar de maneira direta: o bisavô de Luiz Tiveron meu marido ,veio da Itália para o Brasil com sua família em 1898 . Este deixou na Itália os irmãos e hoje conhecemos os descendentes de alguns desses irmãos. Nesta reunião maravilhosa, festiva e cheia de emoção bisnetos e tataranetos da Família Tiveron uniram Brasil e Itália. Momentos indescritíveis de interação cultural e emocional. Foi tanto carinho e receptividade que não tem como colocar em palavras, veja o brilho nos olhos e sorrisos nas fotos!

Treviso é uma cidade industrial, que se mistura com o antigo destruído pela Segunda Guerra, mas restaurada lindamente. Belo centro histórico dentro do muro e o caminhar ao longo do Rio Sile é um bom relaxamento admirando paisagens únicas. Possui canais e pontes, elegantes palácios, igrejas e praças. Cidade onde nasceu a Benetton e quando você entra na Loja não quer sair mais, é um pouco mais barato que no Brasil. United Colors of Benetton fica na Piazza Indipendenza 5.

As pequenas igrejas de San Vito e Santa Lucia tem o interior mais meigo que vi na Itália até agora. Por fora nem parecem igrejas, que são vizinhas e interligadas em puro aconchego!

Para as amigas…. uma pausa para compras em uma loja perfeita. Roupas made in Italy, baratas, lindas , finas e de bom gosto. Via Calmaggiore 47 que se chama Extrà. Confira, vale a pena! No facebook procure Extra Treviso Abbigliamento Giovane você confere os looks.

E o sorvete? Bom é apelido! Gelateria na Via Calmaggiore – Il Gelatiere Stefano Dassie que recebeu o prêmio de quarto lugar no campeonato Europeu de gelatto e primeiro lugar na Itália em 2012 (www.ilgelatieresantagostino.it) . Não dá pra perder, prove o sabor fondente… é inusitado!

Na culinária Trevisana não pode faltar o radicchio rosso conhecido na Itália como radicchio di Treviso e como grande produtora de uva produz o delicioso Prosecco di Treviso.

Outra dica, Treviso apesar de não ser turística pode ser base para quem quer visitar Veneza. São 30 km apenas que você faz de trem e fica muito mais barato com relação à hospedagem.

Para os amigos campistas… estacionamos o motor home gratuitamente na Area atrezzatta Comunale, ex Foro Boraio, na Via Castello Dell’Amore, com Coord. 45.670833 N, 12.257933 E. Fica atrás do Estádio de futebol e a 1 km do centro. Tem água e esgoto, mas não tem eletricidade. Vou completar as informações que está no post de Termoli, sobre a diferença entre as formas de estacionar, pernoitar ou ficar mais dias com motor home. Lembrando: Sosta é uma parada que pode ser na cidade, pago ou não, e em alguns casos pode-se permitir pernoite. Esta mesma sosta você encontra nas autoestradas e nesta não se dorme, somente descanso. Área atrezzatta tem água e esgoto e a maioria paga-se por carro estacionado, eu encontrei algumas áreas gratuitas e nestas você pode permanecer no máximo 48 hs. Campeggio é o paraíso, alguns são verdadeiros resorts com supermercado, lavanderia, piscina etc… paga-se por pessoa e pelo carro, geralmente incluindo a eletricidade e o serviço de água e esgoto (camper service). Preço de baixa temporada de 25 euros a diária para duas pessoas em Campings e 10 euros em áreas atrezzatas por carro.

Deixamos Treviso com gostinho de quero mais, e a certeza que o italiano quer te fazer feliz. Te acolhe com amor naquele que é um lugar sagrado pra eles: sua casa. Te inclui com carinho na grande mesa onde a refeição é partilhada com fartura, alegria e fraternidade. Sigo viagem… com lágrimas nos olhos… em um domingo de Festa Della Mamma que pela primeira vez na vida não tenho mãe para abraçar, ela se foi há 34 dias… minha linda Didita….

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – RIMINI E SAN MARINO

RIMINI – 03 a 05/05/2015

1 Rimini

Região da Emilia-Romagna – Província de Rimini – 138 km de Porto Recanati, até Itália em Miniatura – de Itália em Miniatura até Rimini 11 km

De volta pela A14 até Rimini. Antes mesmo de procurar parada aproveitamos para visitar o Parque Itália em Miniatura (44.089478 N, 12.513760 E), na Via Popilia 239, em Viserba (22 euros por pessoa). Um encanto de parque, cópias fieis de monumentos de toda a Itália te deixam de queixo caído. Vale a pena!

Estacionamos no Rimini Parking, uma área sosta atrezzata no centro, ao lado do Cinema Settebello e a 200 mts da estação de trem. Excelente localização para visitar o centro histórico e a cerca de 800 mts da praia. Preço de 17 euros a diária incluindo energia e serviço de água / esgoto. Se quiser só estacionar paga-se 10 euros. Coord. N 44.06033 E 12.57729.

Rimini é simplesmente apaixonante, ruas largas, edifícios lindos, praia organizadíssima e limpa. As bicicletas tomam conta da cidade que é plana e convidativa pra passeios no centro histórico. Lá você tem a Piazza Tre Martiri, onde 3 jovens partidários foram executados durante a segunda guerra. A estátua de Júlio César, a Torre dos relógios onde um indica as horas e outro os dias e meses. Pegando a Via IV Novembre, chega-se ao Tempio Malatestiano. Recomendo um sorvete gostoso na Viale Americo Vespucci 85 – Bar Venusian (com wi fi).

Em frente à Estação de Rimini compramos bilhete de ida e volta para San Marino por 10 euros da Autolinea Internazionale no ponto de informações turísticas. O ponto de partida é em frente à estação de trem. Chegamos em 40 minutos e apesar de ser outro país você só carimba seu passaporte por charme… 5 euros o carimbo para turistas interessados.

SAN MARINO – 04/05/2015

1 San Marino

Sereníssima República de San Marino (nome oficial do país) – 20 km de Rimini

Sim, é um país. Sendo o terceiro país da Europa, depois do Vaticano (1 km quadrado) e de Mônaco (1,9 km quadrado). Lá de cima a vista é encantadora. São 3 torres como símbolo de San Marino: Guaita do século 11, Cesta do século 13 e Montale do século 14. O passeio é andar pelas ruas estreitas da cidade onde ficam a Catedral de San Marino, o Palácio Público e a Piazza della Libertà. Indico um pedaço de pizza marguerita deliciosa na Spingarda restaurante na Via Contrada dei Magazzeni 30, você descansa de subir ladeiras e escadas e ainda tem wi fi!

Quem quiser ir de motor home existe um ponto de sosta na Via Bigeli, Borgo Maggiore a 300 metros do teleférico com coord. 43 56 27.60 N 12 26 32.46 E.

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – TERMOLI E PORTO RECANATI

TERMOLI – 01 e 02/05/2015

Região de Molise – Província de Campobasso – 281 km de Alberobello

De Alberobello voltamos pela mesma estrada até Gioia del Cole que logo em seguida tem as indicações para a autoestrada A14 sentido Bolonha/Bari até Termoli. Paramos em um posto para colocar diesel, aqui é self service, se vc quiser ser atendido por um frentista paga mais caro. Detalhe para abastecimento: as bombas de diesel que ficam por trás do posto é para caminhão, o bico da pistola não entra no motor home, você tem que abastecer nas bombas dos carros.  No pedágio ao sair da auto estrada pagamos 16.50 euros. Paramos no Camper Park Rio Vivo e aproveito para esclarecer sobre os pontos de parada: Area sosta é uma área para você estacionar que pode ou não ter água e esgoto. Area atrezzata tem ponto de luz, água e esgoto . Nos Campings você pode tudo. Depois falo das áreas sostas nas auto estradas.

Ah…Termoli Che bella! No passado Termoli era apenas um porto de pesca. Atualmente é o único porto da região de Molise de onde partem barcos de pesca, barcos turísticos para as Ilhas Tremiti e navios de passageiros para a Croácia.

O trabocco é um símbolo das praias de Termoli. Utilizado pelos pescadores para guardar material de pesca, antigamente muitos deles pontilhavam a costa da praia de Santo Antônio até a foz do rio Biferno. Hoje existem apenas dois que fazem parte do roteiro turístico da cidade.

A culinária termolese tem um sabor genuíno e está ligada ao marisco e peixe fresco combinados ao azeite da região além de temperos típicos. Nos restaurantes não faltam opções de saborosos pratos de peixes do mar, como o Scapece de anchovas frescas. Também há incríveis opções de bacalhau e carnes vermelhas, tudo regado ao bom vinho de Molise.

O centro histórico está situado sobre a colina cercada por uma muralha que se projeta sobre o mar. A antiga vila com suas vielas e ruas estreitas são um labirinto que reconta sua história.

Intensos  combates durante a Segunda Guerra Mundial causaram destruição na cidade. Muitas casas foram reconstruídas e repintadas em cores pastel, o que tornou a cidade visivelmente atraente.

As praias limpas e de águas cristalinas deram diversas vezes a Termoli o título de Bandeira Azul,  uma premiação que dá destaque às cidades litorâneas que apresentam educação ambiental, boa gestão de resíduos, reciclagem e acessibilidade à praia.

Onde ficamos: Rio Vivo Camper Park – Via Rio Mare -15 euros .Coord- 41.985139,15.016881 (41°59’6.48″N, 15° 1’0.77″E), Falar com Paolo mais um italiano gente boa!

Uma hora ao sol nesta praia foi revigorante.De bicicleta chegamos no porto e no centro, são 2 km. Era feriado e as ruas estavam lotadas de gente passeando elegantemente e  tomando gelato.Atençao mulheres que não querem parecer turistas…maquiagem e salto alto é como as italianas passeiam pelas ruas, chique no último!Amanhã mais praia!

PORTO RECANATI – 02 e 03/05/2015

1 Capa

Riviera del Conero – Região de Marche – Provincia de Masserata – 243 km de Termoli

Voltando para a auto estrada A14 subimos para Porto Recanati, passando por Pescara, S. Benedeto del Tronto. Tendo o Adriático sempre por companhia. Pedágio pago a 17,70 euros.

O Corso Matteotti é o point com lojas lindas que quando chega umas 4 da tarde começa a ser invadida pela multidão de moradores bem vestidos. As gelaterias ficam cheias apesar do ventinho frio. Eu indico a Pasticeria Café Romana no Corso Matteotti 263, alem do gelato delicioso de tiramissu, café e limone di Sorrento tem wi-fi grátis, não é tudo de bom? O Castelo Svevo é um ponto turístico.

Ficamos no Camping Pineta (2 km do centro) – Viale Della Republica 3, 23 euros com eletricidade. Vagas de frente para o mar, coisa de 20 passos. Os banheiros são antigos e simples, mas tem água quente. Tem restaurante! Coord. 43.416912N, 13.672623E.

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – MATERA E ALBEROBELLO

MATERA – 29 e 30/04/2015

Região Basilicata – Província de Matera – 257 Km de Sorrento

De Sorrento fizemos o percurso de volta para Pompeia, pegamos a autoestrada A3  passando por Salerno, saímos dela na RA5 para Potenza (pedágio 2,10 euros) e depois SS7 para Matera, tem placas indicativas. Uma dica se você estiver de motor home, não confie no GPS que por vezes te leva por Estradas Provinciais estreitas, por isso ir por caminhos mais curtos podem te fazer passar apuros. No mapa siga sempre pelas autoestradas ou SS (statales) que estão em cor vermelha, as amarelinhas são estreitas e por vezes sinuosas.Lembrando que paga-se pedágio somente nas autoestradas, nas SS não tem pedágio e são boas.

Sassi di Matera -Patrimonio Mundial da Humanidade pela Unesco e cenário do filme Paixão de Cristo e de mais 30 filmes.Foi filmado agora no começo de 2015 o filme Ben Hur com Morgan Freeman e Rodrigo Santoro. O centro histórico é surreal….. e deve ser um dos poucos lugares do mundo onde os habitantes moram em casas onde os antepassados viveram. Até 1954 as condições de vida dessa população eram precárias, famílias grandes se amontoavam nessas casas sem muita ventilação junto com os animais, muita sujeira e o índice de mortalidade era alto.Uma lei obrigou a desocupação da área e a partir de 1986 a ocupação da área voltada para o turismo teve início.

Visitamos a Casa Grotta no Vico Solitario, 11, uma casa na caverna recriada com artefatos e imagens que ilustram a vida dentro dos Sassi, 2 euros cada. A Casa Cisterna mostra como a água entrava na casa . Na Praça Vitorio Veneto visitamos o Palombaro Lungo por 3 euros e conhecemos como os habitantes reservavam água… é simplesmente maravilhoso! Agora esta dica é de ouro…. procure nesta mesma praça um Guia de turismo, morador local, chamado Pasquale Cantore com seu Ape Calessino  e seu cachorro Rocco dócil e divertido, que por 15 euros te leva para um tour de 1 hora, ele fala italiano pausadamente… e vc conhece Matera sem subir e descer mil degraus…..uma figura!

O prato da região é orecchiete al tegamino, recomendo o restaurante Il Terazzino muito charmoso, nada caro e pertinho do Banco de Napoli.

Deixamos o motor home no Parcheggio publico – Piazza Della Visitazione na Via Aldo Moro, em frente a Sede Del Comune por 5 euros a diária Coord. 40.664917N, 16.599937E .  Queríamos experimentar como seria uma noite em um hotel típico cavado nas rochas. Reservamos ainda no Brasil o Hotel in Pietra de propriedade da brasileira Cristina Bergamini na Via San Giovanni Vecchio, 22 , 1 km do estacionamento a pé, pois não entra carro nas ruelas Coord. 40.667552N 16.609351E. Eu recomento de montão, experiência única… Cris é uma pessoa sensacional e faz roteiros personalizados para brasileiros na Itália… entrem no site  http://www.italiacombossa.com.br! O hotel é a cara dela… lindo e de um bom gosto incrível. Eu ficaria ali dias e mais dias trocando experiências com ela, mais do que certo que Deus coloca anjos em nosso caminho em todo o tempo. Obrigada Senhor pela vida da Cris. www.hotelinpietra.com.it

ALBEROBELLO – 30/04 e 01/05/2015

Região Puglia – Província de Bari – 83 km de Matera

De Matera seguimos pela SS7 até a SS100 sentido  Gioia del Cole , Noci e Alberobello. Só Estrada SS sem pedágio.

Os lugares mais lindos do mundo estão sempre lá esperando que você tenha tempo de conhecê-los! Patrimonio mundial da Unesco…parece uma cidadezinha encantada com casinhas brancas, feitas de pedras sobrepostas , telhados cônicos e desenhos com cal branca de símbolos cristãos e pagãos desenhados  sobre elas.São os Trulli, e seus habitantes de origem camponesa são muito simples e simpáticos. São mais de mil trulli e o mais alto chama-se Sovrano. Muito interessantes a Igreja trullo de Santo Antonio , os Trulli Siameses e a catedral de São Cosme e Damião. Tudo na parte antiga da cidade nos bairros de Monti e Aja Piccola. Esta forma de construir foi introduzida na Puglia por tribos da Ásia Menor.

Tomamos o chocolate quente mais gostoso que já provamos na vida: no La Fontana – Largo Martellotta, 55. Luigi nos atendeu com muita simpatia, e como água no deserto… tem wi-fi! Muitos Trulli tem comércio de artesanato, mas vou destacar um que é um sonho, a Bottega del Tessuto Artigianale, fale com a Lina, ela vai levar você pra conhecer os cômodos da casa que são repletos de tecidos, rendas, cerâmicas finíssimas e de um bom gosto sem igual! Preço compatível com o rico trabalho feito à mão. Na parte residencial dos Trulli existe visitação gratuita em uma casa em especial, do Sr. Pasquale. A simpatia e simplicidade deles é incrível…sua esposa e nora completam o quadro de amizade que você tem ao sentar no sofá deles, ouvir as histórias e fotografar tudo.

Estacionamos o motor home na Area Camper – Camper Nel Verde, 18 euros incluindo energia e máquina de limpar o reservatório da privada incluído, não pode abrir toldo nem colocar mesa fora. Mas é espaçoso e você tem a companhia das oliveiras, muito gostoso e seguro. Coord. 40.782538 N 17.234194 E (40°46’57.14″ N, 17°14’3.10″ E).

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – SORRENTO, CAPRI E COSTA AMALFITANA

SORRENTO – 26 a 29/04/2015

01 Sorrento

Região de Campania – Província de Nápolis – 29 KM de Pompéia

Tem mar mas não tem praia. É ponto de partida para Capri e Costa Amalfitana. Foi influenciada pela civilização Grega e tem paisagens belas.Uma base perfeita para visitar Capri , Amalfi e Positano. A península Sorrentina é de um azul cobalto que não dá pra explicar e os penhascos com pomares de laranja e limão são um delírio.Ficamos no Camping Santa Fortunata, na Via Capo 39  coord . 40.627430 N 14.357370 E  ,pagamos  28 euros a diária , wi-fi  7 euros por 3 dias. Banheiros simplesmente maravilhosos, limpos e tem até secador de cabelos! Tem piscina, mini zoológico, mercadinho e um restaurante barato, sugiro o nhoque à La sorrentina e de sobremesa experimente babá a limoncello. O vinho da casa é o Lacrima  Christi del  Vesuvio…delícia! Ônibus na porta para a estação de trem de onde partem os ônibus para a Cota Amalfitana, você compra um bilhete que vale por 24 horas por 8 euros. Fizemos 4 trechos com o mesmo bilhete. No Camping eles vendem o passeio para Capri, pagamos 45 euros com tudo incluído: transporte ida e volta e  tour de barco em toda a ilha.

CAPRI – 27/04/2015

Ilha no Mar Tirreno – Golfo de Nápolis

O centro da cidade é a Piazzetta e dizem que nobres, estrelas e vips passeam por lá. Anacapri é um povoamento mais alto onde se chega pela estrada mama mia….pelo nome já dá pra imaginar as curvas, os precipícios e a velocidade que andam os onibus locais…mama mia!O Monte Solaro é o ponto mais alto e um teleférico te leva até lá enquanto vc morre de tirar fotos da paisagem. A Grotta aAzurra é um local onde se chega de barco  pequeno por 13 euros e a boca da gruta é tão pequena que temos que deitar pra passar pela fenda na rocha….infelizmente o tempo estava ruim, o mar agitado e a entrada estava fechada.

O barco nos deixou na Marina Piccola, subimos até Ana Capri de táxi que dividimos com um casal de canadenses, pois o ônibus estava demorando , preferimos não esperar. O teleférico é tranquilo, pode encarar sem medo, por 10 euros ida e volta por pessoa. Lá em cima você vai ver como vale a pena….inacreditável poder admirar o Vesúvio, Nápoles, Sorrento , Capri e Ana Capri…sem palavras. As lojas são de um bom gosto incrível….todas. Preços para artistas, que no verão circulam por lá. Comprei um mísero lencinho por 18 euros. Recomendo experimentar a Torta Caprese  e o coda di rospc que tem um creme inglês com licor, na Gelateria Buonocore – Via Vittorio Emanuelle 35. Muito fácil voltar de micro ônibus… aliás se não fossem “muito micro” não passariam pelas ruas muito estreitas. Preço de 1,80 euros por pessoa. O barco nos pegou no final da tarde e terminamos de fazer a volta na ilha com o mais simpático dos marinheiros, Giovanni…uma figura!

POSITANO – 28/04/2015

Região da Campania – Provincia de Salerno – 20 km de Sorrento

Advinha quem nos viu no ponto de ônibus e nos deu carona até a estação de trem? O Giovanni gente boa de ontem…do barco! Um congestionamento nos deu tempo de ouvir suas histórias, e concluir que o italiano do sul é realmente simpático, falante e generoso.

Em Positano, cartão postal suspenso em um rochedo entre o céu e o mar, automóveis não tem acesso . A praia grande é uma jóia do litoral amalfitano.Chovia muito na nossa passagem por lá, não pudemos aproveitar muito, mas ficam as fotos da bela paisagem e o frio na barriga que a estrada te dá…rochas de um lado , e o mar lá embaixo. Carros e ônibus disputando guerra de retrovisores e em alguns momentos dão ré pra ajeitar a passagem….chega a ser cômico!

AMALFI – 28/04/2015

Região da Campania – Provincia de Salerno – 16km de Positano

A cidade é famosa por ter sido uma das 4  repúblicas marítimas da Itália. Todo o comércio maritimo do século 11 no Mediterrâneo era controlado pela Tavole Amalfitane, o mais antigo código marítimo do mundo. É um balneário muito procurado pela beleza e temperatura agradável. O Duomo di Sant’Andrea  é o orgulho local, a catedral mais bonita da costa. Na praça junto do porto pegamos um ônibus para Ravello a 1,20 comprado na tabacaria da praça.

RAVELLO – 28/04/2015

Região da Campania – Provincia de Salerno – 7Km de Amalfi

Acontece aqui o famoso festival de Ravello. A chuva também foi cruel conosco e ficamos somente o tempo de tomarmos um chocolate quente no Bar Pasticceria Gelateria Al San Domingo na Piazza Duomo (sentado você paga mais caro) e fotografarmos as casas na encosta que formam escadas intercaladas pelas plantações. Foi um bate e volta! Mas a viagem de volta a Sorrento de ônibus foi a cereja do bolo, mais paisagens e mais trânsito maluco! Aproveito para falar do tempo, a primavera aqui tem temperaturas agradáveis depois de 10 horas com sol, pegamos até 25 graus até agora e as noites chegaram a 11 graus. Uma mochila com guarda chuva e agasalho te garantem conforto.

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – ERCOLANO E POMPÉIA

ERCOLANO – 24/04/2015

20150424_105739

Região de Campania – Província de Nápolis – 34 km de Caserta

Ercolano como sua vizinha Pompéia foi sufocada pelo Vesúvio em 79 DC. É uma escavação pequena comparada a Pompéia e na minha humilde opinião não vale a pena. Tudo o que tem aqui é muito mais grandioso em Pompéia, portanto nada de excepcional ou diferente. Tomamos um susto ao pagar o estacionamento Parking Scavi, do lado do sítio arqueológico… 30 euros e não ficamos nem 1 h e meia! Não recomendo. Mas para quem desejar aqui vai:

Parcheggio Scavi – Via Alveo – Coord. 40.803437N, 14.348631E.

POMPÉIA – 24 e 25/05/2015

1 Capa

Região de Campania – Província de Nápolis – 18 KM de Ercolano pela A3 saida Pompei Ovest

“A CIDADE QUE EXISTE PELO QUE NÃO EXISTE”

Uma cidade destruída pela erupçao do Vulcão Vesúvio em 79 DC. Foi redescoberta no século XVIII e seu estado de conservação é impressionante,e o mais chocante são os corpos petrificados na posição exata que foram mortos.Em pensar que estas pessoas viviam aqui nos tempo de Jesus…. maravilhoso poder ter uma visão real e detalhada de como era a vida de uma cidade nos tempos da Roma antiga. Preço de 11 euros por pessoa a entrada e prepare-se para andar muito, sapatos confortáveis e sem pena de sujá-los nas cinzas do Vesúvio. Leve sua água pois as fontes pela cidade tem água com gosto que pode não te agradar.Tem banheiro, lanchonete e até serviço médico….medi minha pressão lá e o pessoal é super atencioso.Aqui a aventura começa e eu me pergunto: chegar até a boca do Vulcão requer coragem ou é uma coisa meio suicida? Tenho certeza que muita gente vai dizer…isso é coisa de gente sem juízo! Mas eu digo que estar lá causa fascínio e temor. Fascínio pela história da humanidade e temor pela vontade de Deus que rege a natureza que Ele criou. Acalmar o mar ou fazer o Vesúvio entrar em erupção é obra de Deus, estando eu lá ou não pode acontecer. Ultima erupção em 1944….Patrimônio Mundial da UNESCO.No camping pegamos a excursão para o Vulcão em um ônibus super charmoso ao preço de 12 euros. A entrada no Parque Nacional do Vesúvio mais 10 euros por pessoa.O transporte te deixa a uma certa altura e você faz mais meia hora de caminhada até o topo. Difícil mas não impossível…vi muita gente de idade e crianças.Novamente use sapatos adequados pois as pedrinhas soltas podem de derrubar principalmente na descida.Uma experiência sem igual….belílissimo! O Vesúvio é monitorado constantemente e tem previsão de 2 semanas de antecedência caso ele entre em atividade. Dá tempo de evacuar a área! Ficamos no Camping Zeus na Via Villa dei Misteri 3  – Coord. 40.749114 N,14.481108 E 40°44’56.81″ N, 14°28’51.99″ E , e pagamos 24 euros com energia e 5 euros a diária do wi fi ,é seguro com banheiros um pouco velhos  e mal servidos pois não tem nem papel ou local pra apoiar seus pertences.Mas fica junto da Porta Marina superior, entrada das ruínas portanto muito bem localizado.Se quiser experimentar outros existem mais campings na Via Plínio junto da Porta Marina inferior, Pompei camping – Via Plinio 113  coord. 40º 44’48.8039’’N 14º 29’8.5559’’E (40.746709 N, 14.484885 E), e ao lado dele o Camping Spartacus.

ITÁLIA DE MOTOR HOME 2015 – ROMA E CASERTA

Deixamos nosso Xeidegente no Brasil e alugamos uma versão italiana “Pienodigente“.

Comemorando 30 anos de casamento,

comendo prosciutto e conhecendo a Itália sobre rodas.

Por que escolhemos este modelo: SKY 22-FORD 350 140 CV? Como já temos experiência de viajar com motor home aqui  Brasil, foi fácil. Primeiro…tamanho até 7 metros tem mais mobilidade nas cidades. Tem o box separado da privada, diferente do Sky 11 por exemplo que o chuveiro é quase em cima da privada e faz uma bagunça danada.Ele tem também um bagageiro atrás, que é alto e vazado de um lado pro outro, dá pra colocar as bicicletas para que elas não fiquem expostas no suporte … questão de segurança.Também cabe uma moto tipo vespa que eles alugam lá na Itália e pode ser um meio de transporte rápido quando quiserem.Nós preferimos as bikes. E ali você pode guardar suas malas e bagunças em geral para não entupir a parte de dentro e você ficar com a casa mais arrumada. Preste atenção nas plantas que eles mostram no site, os outros modelos 11 e 20 não tem este bagageiro, e não existe mais nenhum espaço externo que você possa usar para guardar suas malas.Os armários internos são pra vc acomodar seus pertences de uso diário…não são tão grandes.Outra coisa, este modelo era o único com 140 cv, os outros tem 110 ou 130 cv. Já que era o mesmo preço pegamos um mais potente. Eles mandam o contrato em ingles  e o seguro  está incluso mas vc tem que deixar uma caução que será devolvida caso não aconteça nenhum dano ao veículo.

Parece um bicho de 7 cabeças mas com um pouco de boa vontade você vai se sentir em casa… sobre rodas é claro!

Vamos no período de baixa temporada e o orçamento ficou em 88 euros por dia. Acrescenta-se o valor dos kits de roupa de cama, utensilios de cozinha, varanda e mesa com cadeiras para area aberta. Clique em “ calcola un preventivo”  e veja os valores.Eles também alugam bicicletas e pegamos o camper no Aeroporto com o acrescimo de uma taxa, achamos que compensou o conforto.

Eles exigem carteira de habilitação internacional, em Brasilia é só ir no DETRAN, pagar uma taxa de 225 reais e em 5 dias ela está pronta, não precisa de foto eles usam do sistema e ela tem a mesma validade da sua habilitação daqui. Fácil mas não barato.

ROMA –  23/04/2015

20150503_091025

Fizemos o percurso Brasília-Lisboa e Lisboa-Roma pela TAP. No aeroporto  Leonardo da Vinci em Fiumicino o pessoal da Blurent já estava nos esperando com aquela linda plaquinha com o nosso nome. Andrea e seu filho Peppe  foram muito amigáveis e simpáticos e ainda no aeroporto nos explicaram todo o funcionamento do carro, apesar de quando vc fecha o contrato eles te dão a senha para um vídeo explicativo em italiano e em inglês. Ford 6 marchas novo em folha, com 300 km rodados….lindo! O camper europeu é extremamente fácil de manejar, tudo é automático inclusive a conversão  de eletricidade-bateria-gás. Quem já está acostumado com a complicação dos nossos no Brasil vai se sentir no céu!

Acomodamos as malas e partimos em direção à saída para Napolis. Pegamos o GRA (Gran Raccordo Anulare) , passamos no supermercado CONAD Ardeatina km22 – 400 .

Coord. 41º48’12.33’’N, 12º32’6.47’’E (41.803424 N, 12.535130 E)

E seguimos para dormir no Parking Le Terrazze, pois pretendíamos descansar para no outro dia começar o Giro D’Itália .

Parking Le Terrazze – Via di Fioranello 170 saida 24 Ardeatina – preço de 20 euros com energia sem wi fi – Coord. 41.792500, 12.540833, não tem restaurante ou mercado perto então faça suas compras antes.

Entrando na Auto estrada pegamos o bilhete no pedágio, que você paga conforme os kilometros percorridos. Entrando em Caserta passamos pelo pedágio, pagamos 12,70 euros.

Caserta – 24/04/2015

20150424_070105

Região da Campania – Província de Caserta – 200 km de Roma pela A1.

A magnífica Reggia di Caserta a nordeste de Nápoles, é uma parada obrigatória para os apreciadores de jardins formais e palácios reais. No sopé  do monte Tifitani, este palácio barroco  foi encomendado pelo Rei Carlos II de Bourbon em 1752 e levou quase 100 anos para ser concluído. Há mil salas e quartos de decoração, que hoje estão quase vazios. É a grandiosidade do exterior que é notável e os extensos jardins em estilo formal italiano e inglês se equiparam ao palácio de Versalhes, na França. Patrimônio Cultural da Unesco, aqui foram rodadas cenas dos filmes A ameaça Fantasma, O ataque dos Clones e Missão impossível III. Em termos de volume é a maior residência real do mundo com mais de 2 milhões de metros cúbicos. Teresa Cristina de Bourbon casada com D Pedro II veio de Caserta. História completa da cidade www.parlandodiitalia.blogspot.com.br e site oficial da reggia www.reggiadicaserta.benicultuali.it  – Reggia: Via Douhet 2/A. O ingresso custa 12 euros para o Castelo e jardins. Fizemos o jardim primeiro de bicicleta. O interior é belíssimo, vale a pena.

Paramos no estacionamento do supermercado Famila na Via Carlo III di Bourbone km 24,850. Gratuito e bem servido para compras. Fomos de bicicleta até o Castelo mas dá pra ir a pé também. Se precisar de área para dormir em Caserta tem uma Area Sosta Feudo di San Martino – Via Feudo di San Martino 5  (Coord.  N 41.06553, E 14.32885) – Lincoln supermercado e padaria na Viale Lincoln esquina com Aquaviva a 500 mts do punto sosta.

Nós preferimos seguir para dormir em Pompéia. Entre Caserta e Ercolano pagamos outro pedágio de 2 euros.

Brasília – Porto Seguro 2014

1 capa

Outra opção pra a volta!

Ano de copa…e você fica se perguntando…cadê as estradas? Definitivamente motor home não combina com buracos no asfalto! Fizemos o mesmo percurso do ano passado, pela Br -349, a rodovia é reta, sem acostamento e com buracos até Correntina. Na saída de Correntina ainda tem muito buraco, continua sem acostamento mas agora com muitas curvas. Em Santa Maria da Vitória continua sem acostamento mas o asfalto está muito bom. Dormimos em Bom Jesus da Lapa no primeiro dia, na frente do Hotel Pirâmide Luxor que nos cedeu água e luz. Mas no segundo dia…..socorro! A estrada de Igaporã até Caetité acabou, dirigindo de primeira e escolhendo os menores buracos pra cair dentro…uns 35 km de agonia. A BR- 030 para Brumado está boa com acostamento estreito. BR-262 para Vitória da Conquista muito boa, sinalizada e com acostamento. Queimamos lona na descida da Serra do Marçal… o Motor Home estava muito pesado e mesmo com freio motor acionado a descida exigiu muito do freio e foi uma fumaceira horrorosa…  assim com muita paciência chegamos em Itapetinga onde dormimos no posto logo na entrada da cidade. No terceiro dia passamos a manhã toda na oficina pra resolver um vazamento de óleo no motor, oficina Carga Pesada em Itapetinga, atrás da Fábrica da Azaléia, o Sr. Ildamar e o Antonio nos atenderam muito bem. Pegamos a BR- 101  com alguns buracos pra desviar e  8 da noite estávamos estacionando no camping Mundaí, cansados mas felizes. Este ano o Xeidegente fez jus ao nome: 10 pessoas, 2 cachorros e uma papagaia! Foi um esforço conjunto em família para levar a vovó Didita  para a praia. Ser feliz é simples assim, fazer o que se gosta e dividir com a família e amigos as coisas boas da vida! Porto Seguro está com uma virose no ar, tanto turistas como habitantes estão sofrendo e enchendo os postos de saúde, duvido que até o Carnaval isso melhore.

Como queríamos passar em Uberaba na volta, precisávamos voltar por Montes Claros mas soubemos através de amigos de Uberlândia que a estrada entre Francisco Sá e  Salinas está acabada em buracos. Olha só o que fizemos …subimos a BR 101 , dormimos em Itabuna no posto Flecha no KM 508 . Pela manhã alguns buracos  na BR 101 e seguimos até o trevo de Ubatã ,  cuidado que fica logo depois de uma curva, quase não vimos a placa, pegamos a BR-330 rumo à Jequié esta estrada surpreende, asfalto bom , sinalizada e uma paisagem linda. De Jequié pegamos a BR-116 até Vitória da Conquista. E você deve estar se perguntando…mas que volta eles deram né? Mas a intenção era não passar  pela Serra do Marçal. Foram 51 km a mais, mas nada paga a tranquilidade e afinal estamos em casa! Acho que vou adotar esta rota como minha preferida.

No anel Viário de Vitória da Conquista pegamos saída para Anagé BA 262. Fomos dormir em Brumado no Posto América, sem bandeira (14°13’37.76″S, 41°40’33.49″O) que é novo, tem água e luz e o Hotel Terceiro Milênio junto ao posto surpreende no bom gosto e instalações. Em Caetité  pegamos para Guanambi   você passa pertinho do parque eólico bem junto das enormes torres….muito interessante!  Até a BR -122 a rodovia está recapeada, horrível. A BR-122 está boa, sinalizada mas com buracos até Porteirinha, depois até Montes Claros ela melhora. Em Montes Claros, no posto D’Angelis  Esso (16°39’30.36″S, 43°44’23.65″O) estacionamos no pátio fechado e com segurança para dormir. Asfalto bom, pela BR-365  até Patrocínio. E 47 km depois tem uma entrada para Iraí de Minas e Nova Ponte… MG – 190 esta estrada está ruim, bem irregular até Uberaba. Ela termina dentro de Uberaba e você vai chegar no Bairro Boa Vista. De Uberaba resolvemos ir a Caldas Novas, pela BR-050 até Araguari, a estrada para Caldas Novas é a MG – 223 boa mas sem acostamento, depois  entramos na MG 413 boa também . Dica:  não deixe de experimentar o pastel no + Sabor, fica cerca de 30 km de Araguari (18,51203º S, 48,44273º O) KM 4.. distrito de Piracaíba… é imperdível,  pasteis deliciosos de vários sabores !!!! Marlon e Denise te recebem super bem e você ainda tem canários da terra cantando quase dentro da lanchonete. Pela GO- 139 chegamos em Caldas Novas ficamos no centro da cidade no Tropical I (17°44’16.01″S, 48°37’33.93″O), tem uma área de camping pequena e simples mas fica perto de tudo, feirinha, sorveteria, lanchonetes, restaurantes. Na sorveteria próxima você pode experimentar a feijoada de sorvete…delícia! De Caldas pela  BR -139 e BR 217 chegamos  na BR 153 e seguimos para Goiânia e Anápolis, com direito a parada no Outlet de Alexânia (16°7’10.64″S, 48°23’55.97″O) , lá tem estacionamento para ônibus. Balanço geral….4.300 km rodados neste verão já pensando no inverno, nos aguardem!

Fotos aqui.

BRASÍLIA – NAVIRAÍ

Brasília – Naviraí  de 19 à 29 de julho de 2013

Desta vez demorei muito para atualizar o blog… foi um período familiar difícil, mas agora vamos colocar o asfalto em dia.

Saímos dia 19/07 de Brasília para o trabalho da Igreja Metodista “Uma Semana pra Jesus” e fizemos o seguinte trajeto:  BR- 060 até Anápolis , BR-153 até o Trevão com  pista dupla. Continuando na BR-153 sentido Prata chegamos em Bady Bassit onde dormimos no Posto Macedão (km 82 da BR-153-SP- Rodovia Transbrasiliana). Neste posto existe área para caminhões com tomadas e pias. Estradas boas até aqui.

No dia seguinte fomos em direção a Presidente Prudente pela  SP -425 (Rodovia Assis Chateaubriand). A rodovia está em obras depois do trevo de Oswaldo Cruz até a SP- 270 (BR – 267-Rodovia Raposo Tavares). Em Bataguassú-MS pegamos a MS- 395 boa e sinalizada, mas sem acostamento até Nova Andradina-MS. Pela MS-276 (BR- 376) até Ivinhema a estrada é boa, sinalizada mas também sem acostamento. Chegamos em Naviraí pela MS -141 também com asfalto bom.

A semana pra Jesus foi abençoada, trabalhamos muito , passamos um frio medonho, e fomos mais uma gota dágua neste oceano de carências do nosso Brasil…mas é assim, cada um fazendo a sua parte.

Na volta fomos dormir no Posto Prudentão (BR_ 267 km 31,5) em Bataguassú, dia 26/07, lá tem tomada e água. Dia 27 chegamos em São José do Rio Preto nas Thermas que fica na BR 153, e já consta em nossa viagem Brasília-Três Lagoas de 2010, inclusive com fotos. Dia 28 recebi a notícia que meu pai havia sido hospitalizado em Uberaba, assim precisamos voltar pra casa antes do previsto. Dormimos no posto Sertanejo, mais ou menos meia hora depois do Thermas e dia 29 chegamos em Brasília. Estradas sem problemas tanto na  ida quanto na volta .

Foi por isso que demorei a postar, papai faleceu em agosto e o acumulo de tarefas foi grande. Hoje agradeço a Deus pela vida do meu pai e sei que o Todo Poderoso está no controle. LEMBRANDO SEMPRE QUE NEM UMA FOLHA CAI DE UMA ÁRVORE SEM A PERMISSÃO DE DEUS!

Obrigada Senhor por tudo, ensina-nos a descansar em Ti nos momentos de tribulação.

Fotos aqui

BRASÍLIA PORTO SEGURO 2013

Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover.” (Robert Louis Stevenson)

Sol e sal,combinação perfeita!

Esta frase resume tudo…. e assim nos movemos novamente para Porto Seguro, saímos dia 1º de janeiro fazendo o mesma rota do ano passado, veja o post “ Nova rota Brasília Porto Seguro”. A diferença é que onde o asfalto estava ruim no ano passado agora está tudo arrumado. A viagem foi excelente, estradas livres e asfalto bom. Estamos no Camping Mundaí já instalados e curtindo um calor que não dá pra explicar….. Confira as fotos e veja os detalhes !

Brasília – Chapadão do Sul / MS 13/07/2012

Deus nos dá 52 semanas por ano…..e aqui vamos nós mais uma vez dar uma semaninha pra Jesus, nosso trabalho este ano foi em Chapadão do Sul, cidade no Mato Grosso do Sul, cerca de 740 km de Brasília. Fizemos o roteiro de Brasília, passando por Goiânia, Rio Verde, Caçú, Cassilândia e Chapadão do Sul. Estrada boa com o incoveniente do trecho Goiânia-Rio Verde em duplicação, muitas máquinas trabalhando em todo o trecho com muitos desvios esburacados o que nos fez diminuir o ritmo visto que tracionando um carro temos que ter mais cuidado. Confira as fotos e veja como nosso cambão quebrou e como Deus o segurou sem maiores consequências.. (em nossa última viagem mostramos como o cambão foi bem acorrentado )…o Tiago teve que terminar os últimos 200 km dirigindo o Celta….De Rio Verde até Abadia do Rio Doce a estrada está muito boa, novíssima, mas sem acostamento e de Abadia até a entrada pra Caçú o asfalto é bom com acostamento e de Caçú até Chapadão temos trechos bons intercalados com trechos irregulares sem acostamento. Detalhe para um bom posto BR em Indiara, boa lanchonete com restaurante na BR 060, à direita sentido Rio Verde.

Chapadão do Sul é um charme, fundada pelo Sr. Júlio Alves Martins, gaúcho de Ijuí ,quem tivemos o prazer de conhecer e esteve presente nos nossos trabalhos. A 40 anos sobrevoou a região com seu avião e decidiu ali fundar uma cidade hoje próspera e um modelo de força agrícola. Se quiserem poderão conhecer mais sobre sua história nesta revista da região…muito bom conhecer como o  progresso chega através de pessoas corajosas e que acreditam no trabalho.

Para terminar aprendam a não esquecer o freio de mão puxado e o carro tracionado engatado….pois na volta isso nos causou um grande prejuízo…o motor do Celta fundiu.

Deus continua sabendo de todas as coisas, Obrigada Senhor…. todas as coisas cooperam para o nosso bem!

NOVA ROTA BRASILIA PORTO SEGURO

Anote aí  outra opção de estrada para Porto Seguro. Para sair de Brasília pegamos  a BR 020 que passa por Sobradinho , com uma paradinha pra descanso no Posto Rosário , reformadíssimo , vale a pena conferir como ficou excelente. Dica de pernoite em Bom Jesus da Lapa no Posto Gruta da Lapa BR 430 (km 4), com água e luz cedida  gentilmente pelo Sr Raimundo responsável pelo posto. Até Caetité não tem acostamento, em alguns momentos o mato quase invade a pista. Cuidado que após Igaporã buracos grandes surgem de repente de um lado ao outro  da pista  que é estreita e com curvas e segue ruim até 10km antes de Caetité. BR 030 até Brumado  com trecho ruim de asfalto em Brumado .BA 262 até Anagé, bom. BR 407 até Vitória da Conquista, bom. BA 263 até Itambé,bom. BA 415 até Itabuna sendo que em Ibicaraí começa um asfalto horrível  com buracos de bordas altas. Dica de pernoite no posto Flecha em Itabuna na BR 101 sentido Salvador, pátio fechado com luz, a água vc pode pegar no posto enquanto abastece. BR 101 até Eunápolis com asfalto excelente, atenção para dois  trechos com desmoronamento da pista que te obriga a invadir totalmente a pista contrária, existem placas amarelas de “desvio” , é perigoso . BR 367 até Porto Seguro, ótima . Aqui no Camping Mundaí encontramos reformas que valorizaram ainda mais o ambiente, a piscina está mais charmosa e vc pode conferir no site do camping, http://www.campingmundai.com.br

Confira as fotos

Brasília – Eldorado 14/07/2011

BRASÍLIA – ELDORADO

Saímos para mais um trabalho voluntário no Projeto Uma Semana pra Jesus desta vez em Eldorado – MS. Dia 14 iniciamos a viagem saindo de Brasília 13:30 hs pela BR 060 com pista dupla, a partir de Anápolis BR 153 , estrada boa que nos levou até Araporã onde dormimos no Posto Décio, pátio fechado para caminhões com luz . Seguimos no dia seguinte em direção a S. José do Rio Preto, detalhe para o Posto Macedão em Bady Bassitt (Km 82 da BR  153) onde almoçamos, ótimo posto de parada com cobertura para caminhões, luz e água. Até Presidente Prudente fomos  pela SP 425 e depois a PR 317 nos levou até Maringá onde dormimos no Posto G10 com luz e água ( KM 03 da PR 317  saída para Astorga). No terceiro dia pegamos a BR 272 ( PR 323) até Guaíra. Chegamos em Eldorado  pela BR 163 a tempo do gostoso almoço do projeto. Rapidamente instalamos o Motor Home no pátio da Escola Eldorado e fomos direto pra Salto Del Guayra no Paraguai que fica a 40 km, com o carro alugado em Umuarama….o que foi uma ótima idéia! Salto é uma cidade em franco desenvolvimento no comércio e a previsão é de que  em 2012 mais de 800 lojas estejam funcionando. Hoje o Shopping China, Shopping Guayra, Shopping América e mais um montão de lojinhas fazem a alegria dos brasileiros. No Google você encontra muita informação e preços. Nem preciso dizer que voltamos lá quase todos os dias….não deu pra resistir.

Trabalhamos duro até na sexta, muita gente foi atendida pelos vários profissionais que se dispuseram a dar uma semana de seu trabalho para ajudar o próximo, foi muito gratificante. Voltamos no sábado fazendo o mesmo trajeto da ida totalmente abençoados com uma viagem segura e tranqüila. Os postos Comboio em Presidente Prudente   e o Alvorada em Goiatuba ( KM 670 da BR 153)  são boas indicações de parada para pernoite.

Obrigada Senhor!

Confira as fotos aqui

Porto Seguro 27/01/2011

Além da praia, piscina e passeios no comércio estivemos este ano no centro histórico. Muito interessante e até desperta aquela vontade de saber mais da história do descobrimento. Fomos até Trancoso, pegando a balsa até Arraial e mais 37 km de estrada boa, a praia dos coqueiros tem barracas bem charmosas e o mar é sem ondas e quente. A vista do alto da falésia é de tirar o fôlego. As férias estão terminando, vamos embora amanhã com previsão de chegada no domingo. Beijos a todos.

Aqui algumas fotos.

Ilhéus – Porto Seguro 14/01/2011

Nossa opção foi não seguir por Olivença pois tínhamos que entregar o carro alugado no aeroporto, assim voltamos por Itabuna para pegar a BR 101 e seguir até Porto Seguro. A BR está ótima, asfalto muito bom que nos fez chegar tranquilamente em Porto no final da tarde. Família e amigos, estamos agora no Camping Mundaí conectados na internet e  temos telefone também, ficaremos aqui até dia 28. Saudades!

Estamos curtindo um sol sem tamanho, no camping sempre gostoso e bem cuidado, encontramos amigos e fizemos novas amizades. Alugamos um carro o que tem facilitado a movimentação na cidade.

Acompanhe pelas fotos aqui

Itabuna – Ilhéus 12/01/2011

Itabuna – Ilhéus 12/01/2011

Já comentei que o homem faz planos… mas Deus é quem executa… e mais uma vez provamos isso.

Eram 32 Km que nos separavam do Camping de Ilhéu, que seriam feitos em no máximo 1 hora. No caminho paramos no Makro, felizes por poder abastecer o MH com tantas novidades e morremos de rir em parar nossa casa no estacionamento do supermercado guardando as compras diretamente na geladeira e armários…

Faltando 12 Km para Ilhéus o MH deu sinal de falta de ar no sistema de freios, parei imediatamente. O ar dos balões acabou totalmente e nem o freio de estacionamento funcionava. Acionamos o seguro, mas o guincho só chegaria ao final da tarde, vindo de Gandú. Neste tempo de espera, fizemos várias ligações e pesquisa na internet e encontramos um expert em freios de caminhões, em Itabuna. Patrick é o nome do nosso anjo que junto com seu amigo Fausto resolveu o problema rapidinho drenando o sistema de um acúmulo de água. Ao nos despedirmos deixamos com eles 2 bíblias e dissemos que nada acontece por acaso e falamos de Deus e seus propósitos. Veja bem…. eles vinham pelo caminho falando exatamente sobre ir ou não ir pra igreja, e o Patrick tem sido convidado por sua esposa, que certamente tem orado por ele.

Deus coloca pessoas em nosso caminho, modifica situações e nos coloca em outras que não entendemos, mas com certeza uma semente fica no coração de alguém para o Espírito Santo fazer a obra! Deus é bom ou não é? Não reclame quando algo der errado, você só entenderá mais tarde.

No dia seguinte conhecemos Itacaré e Ilhéus, lindas praias, o centro histórico e a fábrica de chocolate.

Confira as fotos clicando aqui.

Saindo de Itaparica 11/01/2011

Saindo de Itaparica  11/01/2011

Saímos da Ilha pensando em chegar a Ilhéus na hora do almoço, pegamos a BR-101 novamente e por volta de 9:30 depois de Santo Antônio de Jesus havia acontecido um acidente com um caminhão de combustível e um carro. A pista foi interditada nos dois sentidos sem previsão de liberação, pois o combustível precisava ser transferido para outro caminhão tanque. Voltamos até o posto Colonial e contamos mais de 60 caminhões e ônibus estacionados aguardando seguir viagem, já que pelo desvio sugerido pela polícia rodoviária só passavam carros pequenos. Almoçamos no posto e resolvemos voltar por Nazaré das Farinhas e seguir para Ilhéus por Valença. Sugerimos este caminho somente para aqueles que não tiverem outra opção como nós… a estrada até Valença tem buracos fundos, que embora já cheios de terra, merecem muito cuidado para o MH. Muitas curvas e subidas, estreita demais, sem acostamento, com o mato invadindo a pista em alguns pontos. São muitas as vilas de beira de estrada e com isso os quebra molas surgem aos milhares na sua frente… um horror!

Resumo… foram 121 Km em 3 horas de viagem, de Valença até a BR-101, passando por Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Camamu. Chegamos a Itabuna à noite e por isso resolvemos dormir no Posto Nego Véio, onde conseguimos água e luz, com segurança.

Confira as fotos aqui.

Guarajuba – Ilha de Itaparica 09/01/2011

O homem faz planos, mas Deus é quem executa!

Planejamos embarcar no Ferry Boat em Salvador e fazer um percurso de 45 minutos até a Ilha de Itaparica. Dentro de Salvador, em pleno domingo, pegamos pouco trânsito e tivemos a ajuda salvadora do Amilcar que foi na frente de carro e depois de muito sobe e desce e alguns desvios chegamos ao terminal S. Joaquim. Ficamos um tanto quanto decepcionados, pois o primeiro passeio de Ferry Boat do Xêide Gente foi cancelado… naquele dia não estavam embarcando veículos grandes. Decidimos então ir pela BR-324 para chegar ao nosso destino por terra. O pedágio do KM 551 (Salvador-Feira de Santana) já está funcionando desde o dia 28/12/10.

Na BR-101 pegamos trechos com chuva, mas a estrada é boa. Ruim está o trecho da estrada que vai para Nazaré (BA-046 – nas placas e BA-286 – no guia 4 rodas), pista com defeitos, com trechos já restaurados, mas sem buracos, até a ponte.

Assim chegamos no final da tarde na Ilha de Itaparica pela Ponte do Funil. Fomos recebidos pelo Sr. Ney proprietário do camping Praia de Berlinque onde estacionamos o MH em frente à praia e embaixo de muitos coqueiros. Linda vista da nossa janela, Salvador está aqui bem na nossa frente e tivemos que dar essa volta de 250 km… fazer o que, não é? Deus quis assim!

Instalações rústicas, mas como temos tudo que precisamos no MH, isso não é problema. Almoçamos uma moqueca feita aqui mesmo no camping, muito boa! Como vamos embora amanhã mesmo, aproveitamos pra tirar uma fotos da praia. O que vimos foi muita sujeira, lixo jogado na areia numa extensão de uns 2 km de uma vila de pescadores, tudo bem simples. Mas a água do mar é tudo de bom….parece uma  piscina de água quente, com Salvador de cenário ao fundo….muito gostoso mesmo. Uma família de Campo Mourão no Paraná estava aqui há 10 dias em seu MH mas foram embora hoje cedo, amanhã é a nossa vez de partir. Ilhéus nos espera

Confira as fotos aqui.

Brasília – Guarajuba 25/12/2010

Vamos em busca do sol da Bahia!

Deixamos a chuva em Brasília dia 25 de dezembro bem cedinho com a intenção de fazer pouco mais de 1500 km em 3 dias. Grata surpresa, pois as estradas estão muito boas, livres de caminhões e raríssimos buracos… se contei 3 foram muitos. No primeiro dia chegamos em Ibotirama pela BR 020 até Luis Eduardo Magalhães e depois pela BR 242 até Ibotirama onde pernoitamos no Posto Ibotirama,  conseguimos luz e água (coordenadas do posto: 12,17254 S e 43,20331 W). Foram 12 horas de viagem tranqüila e abençoada.

No dia seguinte seguimos para Feira de Santana pegando o caminho para Ipirá, estrada que fica à esquerda logo após Itaberaba, antes do posto fiscal… cuidado pois não tem placa. De Ipirá até Feira de Santana a estrada do Feijão (BA 052) está muito boa também. Pegamos um pouco de trânsito em Feira de Santana apesar de ser domingo, mas foi muito tranqüilo chegar em Guarajuba… foram mais 12 horas no segundo dia e chegamos a tempo de pegar praia. Estacionamos na Pracinha de Guarajuba e dormimos ali mesmo agraciados pela D. Jomira, do restaurante Laguna, que nos permitiu estacionar no seu quintal. A benção foi grande… percorremos os poucos mais de 1500 km em 2 abençoados e tranquilos dias de viagem. No dia seguinte fomos encontrar com Zenaide, Amilcar, Bárbara, Guto, Carol e Ícaro no Condomínio Summer House Genipabu (12,665921 S, 38,085050 W) onde passamos o ano novo e dias agradáveis em companhia de amigos. Desta vez o Motor Home ficou estacionado aguardando o próximo roteiro.

Dia 9 de janeiro seguiremos rumo à Ilha de Itaparica, nos aguarde!

Confira as fotos clicando aqui.

Brasília – Trombas

BRASÍLIA – TROMBAS GO De 9 à 12 de outubro de 2010

Trombas – Goiás

Por meses esperamos por esta viagem, a família Melo reunida na fazenda que foi do Vovô Juca e Vovó Maria, onde os primos hoje adultos e com suas famílias, passavam as férias…..foram momentos de grande saudade e emoção relembrando cada pedacinho de chão.

Saímos de Brasília dia 9/10 com o Xeide literalmente cheio de gente, Emery, Tiago, Ari, Hellen, Levi, Talita e Davi. No carro de apoio Luiz Augusto, Tiago e Kika.

Como chegar a Trombas:

BR-080 (DF-240) até a divisa DF/GO indo por Brazlândia-DF e Padre Bernardo-GO – pista boa e sinalizada.

BR-080 (GO-230) passando por Dois Irmãos-GO e Barro Alto-GO até encontrar a BR-153 GO – pista boa e sinalizada.

Trevo da BR-153, com destino a Uruaçu-GO – pista boa, está em recuperação sendo sinalizada horizontalmente  só em alguns trechos. Parada no Posto Marinheiro em Uruaçu, do lado esquerdo da pista, ótimo ponto de parada e apoio para caminhões.

Seguimos para Santa Tereza de Goiás-GO onde saímos da Br 153 e pegamos a GO-142 (GO-241) para Formoso-GO – pista boa e sinalizada.

Depois de Formoso-GO seguimos pela GO-142 para Trombas-GO  – pista boa e sinalizada.

Até Trombas  total de 400 km percorridos.

Ida e volta abençoada com grandes momentos felizes em família.

Brasília – Pirenópolis

BRASÍLIA PIRENÓPOLIS  25 E 26 DE SETEMBRO DE 2010

4º encontro dos Gaviões do Planalto

Pirenópolis

Final de semana  no Camping da Pedreira na beira do Rio das Almas, da bacia hidrográfica do Tocantins. Pista dupla pela BR 060 até Abadiânia e mais    56  km até Pirenópolis pista simples e asfalto bom. O restaurante da Pedreira é um local pitoresco, aconchegante e com comida típica goiana muito saborosa.

O camping é amplo,  mas com pouca sombra, luz 220 V.

Confira aqui as imagens.

Brasília – Três Lagoas

Saímos de Brasília dia 15/07 para mais uma Semana pra Jesus, desta vez na cidade de Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Fomos pela BR 060 até Anápolis e pela BR 153 até o Trevão, pista dupla e boa. Seguimos para o Prata  em  pista simples e asfalto irregular, todo o trecho está em manutenção  onde ficamos parados por muito tempo esperando liberação da pista.  Por este atraso, resolvemos dormir no posto Pratão, na BR 153 na cidade do Prata, ótimo ponto de parada, grande diversidade de serviços, disponibilidade de luz e água para o MH. Foram 557 km percorridos neste dia, com a bênção de uma viagem tranqüila e sem intercorrências. Somos 5 animados viajantes, Emery, Luiz, Marcão , Tiago e Kika.

No dia seguinte saímos antes do sol nascer para Campina Verde pela BR 497 com uma péssima estrada com asfalto muito irregular que sacudiu todos os armários e foi uma barulheira só. Fiquei pensando que economia de alguns kilometros é besteira…. economizamos  83 km que  mais parecia uma eternidade viajando a 50km/hs. De Campina Verde até Iturama o asfalto melhora e o barulho também. Mas de Iturama até Carneirinho piora de novo. Não voltaremos por esta estrada, está decidido.

Até Paranaíba a BR 497 continua irregular e a partir daí pegamos a BR 158 até Três Lagoas, asfalto ótimo e liso. Não deixem de fotografar a ponte da divisa dos estados MG/MS…é linda.

Trabalhamos a semana toda nesta linda cidade, foram 500 voluntários de todas as áreas e no dia 23 inauguramos a igreja Metodista em 3 Lagoas, fruto de um trabalho amoroso pelo próximo.

Na volta resolvemos conhecer São José do Rio Preto e fomos pela  SP 300(BR 262), Rodovia Marechal Rondon, pista dupla pedagiada e muito boa até Penápolis. De Penápolis  até Rio Preto pista simples e boa ( SP 425 e  BR 153). Ficamos 3 dias nas Thermas do Rio Quente , ótimo local de relax e para completar a alegria tivemos a surpresa de encontrar amigos, Davi e Cristina, Selmar e Lia, Walber e Vera.

Nossa volta à Brasília foi por Prata, Itumbiara e Goiânia….com um pernoite no posto Goianão ( Capim Dourado) para uma voltinha no Shopping Flamboyant que ninguém é de ferro! O Gerente Carlos nos cedeu água e luz e por um portãozinho nos fundos do posto você chega ao Shopping  rapidinho.

Chegamos em Brasília percorrendo  2155 km nestes 12 dias……agora é preciso trocar o óleo…..e pensar na próxima viagem…..

Clique aqui para ver as fotos da viagem

Fim de Férias 2010

Deixamos Porto Seguro com vontade de ficar mais uns 30 dias…foi muito bom mas temos que voltar à realidade….e é preciso procurar um médico…o  Gabriel está com febre.

O primeiro dia de viagem foi tranqüilo com muito calor e tentamos uma nova rota que foi uma opção melhor daquela feita na vinda.Seguimos pela Br 101 até Itabuma e de lá fomos dormir em Vitória da Conquista, estrada boa e nem a Serra do Marçal  assustou  com uma  subida de 6 km percorridos em 19 minutos. Por duas vezes tive que engatar primeira marcha no MH….foi um longo e sinuoso caminho.

No segundo dia saímos do Posto” Taboleiro da bahiana” onde dormimos novamente, foram 12 horas de viagem até Pirapora….muitas subidas, muitos caminhões…..mas chegamos em segurança e paramos em um excelente posto. Ele é novinho em flolha, tem 45 dias de vida, Posto Vila ( Esso) em Pirapora, do lado esquerdo,  em frente ao posto Douradão. Segurança armada para os caminhões, lanchonete, banheiros limpíssimos, água , luz e tranqüilidade para o pernoite. Com muita simpatia o gerente Gustavo nos acomodou bem em frente da lanchonete. Recomendamos a todos abastecer e pernoitar neste posto.

Terceiro dia, estrada de Pirapora até Brasília muito boa  e vazia fizemos em 7 hs e meia com uma parada emergencial para resolver um problema de vazamento de óleo  diesel….um bico injetor não estava bem apertado e fez um chuveiro dentro do motor. Um motorista de caminhão nos ajudou e rapidinho estávamos na estrada de novo…obrigada Seu Alexandre com certeza Deus o colocou no nosso caminho.

Gabriel está medicado e melhor….estamos em casa depois de 25 dias  em casa….tem lógica? Lógica não tem…. mas tem graça! E rir é o melhor remédio!

Até o carnaval!  Próxima viagem? Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

Clique aqui para ver as fotos

Nossa casa em Porto Seguro 2010

Já resolvemos o problema do Motor Home…o desgaste natural das buchas do motor de arranque não permitia que  o motor pegasse, agora estamos prontos para a volta. Tivemos dias maravilhosos aqui, fizemos amigos, visitamos lugares históricos, tomamos muito sol  e nos divertimos. Visitamos Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália e Arraial D´ajuda.

Agora é pensar em deixar este lugar lindo e voltar à realidade….já pensando nas próximas férias, se Deus assim o permitir.